quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Perdão

Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã, pois, a nossa entrada na vida que Jesus Cristo nos ofereceu, só foi possível porque recebemos perdão de nosso Deus e Pai. Ele nos perdoou, mediante a obra de seu Filho feita na cruz, em nosso favor. Amor e perdão sempre caminham juntos.



“Deus é amor”, é a mais formosa definição que a Bíblia apresenta. E a maior prova do seu amor para conosco foi perdoar todos os nossos pecados. Porque Ele nos ama Ele nos perdoou. Perdoar é um atributo de Deus.



Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32); “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, casa alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13).



Quando Deus nos perdoou, pôs um fim à situação desastrosa em que nós nos encontrávamos, pois, estávamos condenados à morte como conseqüência do nosso pecado de desobediência. Ele nos chamou para uma nova vida, onde o amor e o perdão sempre têm a sua máxima expressão. Perdoada a nossa ofensa, o relacionamento amoroso que nos une ao Pai Eterno foi restaurado. Diante desse ato de misericórdia e amor imerecido devemos, do mesmo modo, estender perdão a todo aquele que nos ofender. O perdão de Deus deve gerar em nosso coração o desejo de perdoar incondicionalmente, tal com Ele fez conosco.

Sds em Cristo Jesus

Irmã Jack

Um comentário:

  1. Este comentario foi baseado nos primeiros versiculos do livro de 1 Samuel

    A História de Elcana
    O livro de Samuel tem abertura no primeiro capitulo com a história, onde encontramos a narração relacionada à subida de Elcana de sua cidade para o local onde estava o tabernaculo. O livro começa dizendo “houve um homem de Ramataim Zofim”. (v. 1) Como introdução da historia de Elcana pai de Samuel. A cidade de Ramataim Zofim tem sido identificada com a cidade de Ramá. Esta cidade ficava na região de Efraim uma tribo que se originou de um dos filhos de José que fora tomado por Jacó como um de seus filhos. Está cidade ficava nas regiões montanhosas de Efraim, e foi uma das cidades de atividades do profeta Samuel, esta (Ramá) deve ter sido a localidade da sepultura do profeta.
    Elcana possuía “duas mulheres: o nome de uma era Ana, o de outra, Penina; (v. 2), este costume de ter duas esposas era antigo, os códigos de leis das antigas civilizações mesopotâmicas já asseguravam que, em caso de uma mulher não poder gerar filhos ela podia tomar uma de suas servas e dar ao esposo como “esposa de segunda categoria”, ou seja, uma concubina. Parece que este costume durou algum tempo em Israel depois da conquista.
    Elcana que é quem vai figurar nos primeiros versículos deste livro é descrito também como um homem comprometido com a religião judaica visto que ele “subia [...] da sua cidade de ano em ano a adorar e sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Silo” (v. 3). Provavelmente o fato de Elcana subir uma vez por ano a Silo esteja relacionado com alguma da festas judaicas, quando todo homem tinha a obrigação de estar em pelo menos uma das três grandes festas judaicas, desta forma, adorar e sacrificar ao Senhor esta relacionado com o sacrifício que era realizado nestas festas.
    Ainda, de acordo com o primeiro livro das Crônicas Elcana poderia ter sido um levita (I Cr 6. 27,28). Neste tempo o sumo sacerdote era Eli e “estavam ali os sacerdotes do Senhor Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli” (v. 3), como veremos mais a frente estes dois jovens não tinham tanto temor e respeito para com Deus e suas funções, porem o que se pode depreender do texto é que não obstante a tudo isto eles são apresentados na bíblia como “sacerdotes do Senhor” o que por si só já mostrava que tinham algumas obrigações para com Deus e o povo.

    Autor: Eliel Rodrigues Alexandre

    ResponderExcluir